[MATÉRIA] COMO PINTAR O SEU CARRO!!
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[MATÉRIA] COMO PINTAR O SEU CARRO!!
Retirado do bravaclub.
para se trocar a cor de um veículo, aqui mais especificamente um Fiat Brava, será necessário o seguinte material:
* 1 galão da tinta da cor que deseja (CONCENTRADO)
* 1 galão de redutor (sempre compre os de 1a Linha, ex: 454 Sherwin Willians)
* caso a nova tinta seja PU, compre tb 2/4 de catalizador
* caso a nova tinta seja PU e a anterior POLIESTER, compre tb 2/4 de Primer p/ PU
* massa de polimento n.2
* 4 rolos de fita crepe
* 10 folhas tipo papel de embrulho (evite usar jornais), vc não é profissional, mas utilize materiais pelo menos mais limpos
* 10 lixas 320
* 10 lixas 400
* 5 lixas 600
* 5 lixas 1200
* OBS: se a nova tinta for Poliester, compre tb 3/4 de verniz BI-COMPONENTE
CUSTO TOTAL APROXIMANDO PARA UMA COR EM PU +/- R$ 500 a R$ 600,00, se for tinta poliester isso poderá cair para uns R$ 350 - R$ 400
FERRAMENTAS NECESSÁRIAS:
* compressor e pistola de qualidade
* ferramentas básicas como chaves de fenda, philips torx, alen, alicates, etc que serão necessárias para a retirada de algumas peças do veículo;
* estilete com lâmina nova
* politriz com boina de polimento
CASO QUEIRA SE AVENTURAR A REALIZAR A PINTURA, SIGA AS SEGUINTES DICAS:
1) faça em local FECHADO, de chão liso, tudo bem limpo. Caso o teto tenha uma pintura envelhecida, coloque provisoriamente uma lona ou coisa do tipo pra evitar que sujeiras ou impurezas caiam sobre o veículo;
2) EVITE AO MÁXIMO, pintar o carro em dias frios ou chuvosos, isso prejudicará a qualidade da pintura
3) Tenha muita paciência para fazer TODO o serviço, é um trabalho FÁCIL, porém requer TEMPO e paciência para obter o máximo resultado;
4) limpe bem o chão do local com água e sabão e tente ao máximo manter o mesmo sempre limpo até o final do serviço
5) inicie lavando TODO o veículo com água e sabão neutro
6) retire as peças que não recomendamos pintar no local, são elas: (PARACHOQUES, TAMPA DE MALA, ANTENA, REVESTIMENTOS DAS PORTAS, REVESTIMENTO INTERNO DO TAMPO DA MALA, LANTERNAS TRASEIRAS, LANTERNAS LATERAIS, FARÓIS, PEÇAS DO CAPUT (ESGUICHOS, MANGUEIRAS, ETC), BREAK-LIGHT, TAMPA DO ABASTECIMENTO, LUZES DE PLACAS DO PARACHOQUE TRASEIRO E SE POSSÍVEL TAMBÉM OS RETROVISORES.
7) retire tb as borrachas das vedações de PORTA, retire tb os batentes ficos das portas, retire as borrachas que contornam os vidros laterais;
com o uso da fita crepe inicie a isolação de TODAS as peças que não foram retiradas, como frisos do teto, entrada da chave da maçaneta, parafusos que não possível a retirada, frisos de borracha da janela em geral, borrachas ao redor dos vidros dianteiro e traseiro;
9) por dentro do cofre do motor, coloque uma fita de cada lado do paralama, no local do descanso do caput
10) por dentro do carro, isole os parafusos da porta que não foi possível a retirada, borrachas de passagem de fios, dobradiças e limitadores da porta
11) com o uso do papel e fita (sempre vedando MUITO BEM pra não dar passagem pra tinta), isole TODO o cofre do motor, os vidros dianteiro e o traseiro, o interior dos vidros laterais, os espelhos retrovisores (caso não os tenha retirado); isole também os pneus;
12) depois com muita calma, ainda usando fita crepe e papel, isole a entrada das quatro portas (lembre-se de retirar as borrachas de vedação)
13) com todas as peças isoladas, siga os demais passos:
14) em um recipiente de água e detergente neutro, mergulhe a lixa 320 e inicia o serviço por TODA A LATARIA e nas demais peças que estão na cor antiga, faça esse procedimento com suavidade e sempre com água, atenção para não ficar nenhuma parte sem lixar;
15) caso esteja mudando de poliester pra PU, lixe todo o carro com lixa 400 (todas as lixas sempre com água) suavemente, dê a primeira camada de primer PU por todo o carro e peças a serem pintadas;
16) aguarde 40 minutos;
16) após a primeira camada de primer, novamente lixe tudo com 400 até fica tudo bem lisinho, passa uma segunda camada de primer, aguarde mais 40 minutos e lixe tudo com 600 até a superfícia ficar muito bem lisa;
17) limpe novamente todo o carro com água e sabão neutro
18) após o veículo bem seco, poderá preparar a tinta para a primeira camada de pintura;
19) prepare a tinta com 2 pra 1 de tinta concentrada e redutor, inicia a pistola em movimentos uniformes e não poderá ser curtos, tente manter uma linha sempre de toda a peça que estará pintando.
20) inicie a pintura por FORA, deixe o interior por último;
21) pegue uma placa de metal e mergulhe no galão de tinta para se ter o tom exato que sua pintura deverá atingir;
22) dê uma ou mais demãos de tinta em todo o veículo e nas peças a desejar até chegar o tom exato;
23) se usou tinta POLIESTER, aguarde 2 horas para dar a primeira camada de verniz bi-componente, caso queira dar outra camada de verniz, aguarde ao menos 6 horas para esse procedimento.
24) monte todo o carro e retire toda a isolação;
25) aguarde 24hs para iniciar o polimento com lixa 1200 com bastante suavidade por todo o carro e demais peças
26) utilizando massa 2 e politriz com boina de polimento, faça o polimento por todo o veículo;
27) repita a etapa de polimento agora com cera tipo gran prix
28) após 30 dias dê um polimento mais caprichado;
BOM, FIZ TUDO DE MEMÓRIA PELO QUE REALIZAMOS NO MEU BRAVA, ESPERO NÃO TER ESQUECIDO NADA, MAS AOS POUCOS VOU LAPIDANDO ESSE TÓPICO;
BOA SORTE E QUALQUER DÚVIDA É SÓ PERGUNTAR
para se trocar a cor de um veículo, aqui mais especificamente um Fiat Brava, será necessário o seguinte material:
* 1 galão da tinta da cor que deseja (CONCENTRADO)
* 1 galão de redutor (sempre compre os de 1a Linha, ex: 454 Sherwin Willians)
* caso a nova tinta seja PU, compre tb 2/4 de catalizador
* caso a nova tinta seja PU e a anterior POLIESTER, compre tb 2/4 de Primer p/ PU
* massa de polimento n.2
* 4 rolos de fita crepe
* 10 folhas tipo papel de embrulho (evite usar jornais), vc não é profissional, mas utilize materiais pelo menos mais limpos
* 10 lixas 320
* 10 lixas 400
* 5 lixas 600
* 5 lixas 1200
* OBS: se a nova tinta for Poliester, compre tb 3/4 de verniz BI-COMPONENTE
CUSTO TOTAL APROXIMANDO PARA UMA COR EM PU +/- R$ 500 a R$ 600,00, se for tinta poliester isso poderá cair para uns R$ 350 - R$ 400
FERRAMENTAS NECESSÁRIAS:
* compressor e pistola de qualidade
* ferramentas básicas como chaves de fenda, philips torx, alen, alicates, etc que serão necessárias para a retirada de algumas peças do veículo;
* estilete com lâmina nova
* politriz com boina de polimento
CASO QUEIRA SE AVENTURAR A REALIZAR A PINTURA, SIGA AS SEGUINTES DICAS:
1) faça em local FECHADO, de chão liso, tudo bem limpo. Caso o teto tenha uma pintura envelhecida, coloque provisoriamente uma lona ou coisa do tipo pra evitar que sujeiras ou impurezas caiam sobre o veículo;
2) EVITE AO MÁXIMO, pintar o carro em dias frios ou chuvosos, isso prejudicará a qualidade da pintura
3) Tenha muita paciência para fazer TODO o serviço, é um trabalho FÁCIL, porém requer TEMPO e paciência para obter o máximo resultado;
4) limpe bem o chão do local com água e sabão e tente ao máximo manter o mesmo sempre limpo até o final do serviço
5) inicie lavando TODO o veículo com água e sabão neutro
6) retire as peças que não recomendamos pintar no local, são elas: (PARACHOQUES, TAMPA DE MALA, ANTENA, REVESTIMENTOS DAS PORTAS, REVESTIMENTO INTERNO DO TAMPO DA MALA, LANTERNAS TRASEIRAS, LANTERNAS LATERAIS, FARÓIS, PEÇAS DO CAPUT (ESGUICHOS, MANGUEIRAS, ETC), BREAK-LIGHT, TAMPA DO ABASTECIMENTO, LUZES DE PLACAS DO PARACHOQUE TRASEIRO E SE POSSÍVEL TAMBÉM OS RETROVISORES.
7) retire tb as borrachas das vedações de PORTA, retire tb os batentes ficos das portas, retire as borrachas que contornam os vidros laterais;
com o uso da fita crepe inicie a isolação de TODAS as peças que não foram retiradas, como frisos do teto, entrada da chave da maçaneta, parafusos que não possível a retirada, frisos de borracha da janela em geral, borrachas ao redor dos vidros dianteiro e traseiro;
9) por dentro do cofre do motor, coloque uma fita de cada lado do paralama, no local do descanso do caput
10) por dentro do carro, isole os parafusos da porta que não foi possível a retirada, borrachas de passagem de fios, dobradiças e limitadores da porta
11) com o uso do papel e fita (sempre vedando MUITO BEM pra não dar passagem pra tinta), isole TODO o cofre do motor, os vidros dianteiro e o traseiro, o interior dos vidros laterais, os espelhos retrovisores (caso não os tenha retirado); isole também os pneus;
12) depois com muita calma, ainda usando fita crepe e papel, isole a entrada das quatro portas (lembre-se de retirar as borrachas de vedação)
13) com todas as peças isoladas, siga os demais passos:
14) em um recipiente de água e detergente neutro, mergulhe a lixa 320 e inicia o serviço por TODA A LATARIA e nas demais peças que estão na cor antiga, faça esse procedimento com suavidade e sempre com água, atenção para não ficar nenhuma parte sem lixar;
15) caso esteja mudando de poliester pra PU, lixe todo o carro com lixa 400 (todas as lixas sempre com água) suavemente, dê a primeira camada de primer PU por todo o carro e peças a serem pintadas;
16) aguarde 40 minutos;
16) após a primeira camada de primer, novamente lixe tudo com 400 até fica tudo bem lisinho, passa uma segunda camada de primer, aguarde mais 40 minutos e lixe tudo com 600 até a superfícia ficar muito bem lisa;
17) limpe novamente todo o carro com água e sabão neutro
18) após o veículo bem seco, poderá preparar a tinta para a primeira camada de pintura;
19) prepare a tinta com 2 pra 1 de tinta concentrada e redutor, inicia a pistola em movimentos uniformes e não poderá ser curtos, tente manter uma linha sempre de toda a peça que estará pintando.
20) inicie a pintura por FORA, deixe o interior por último;
21) pegue uma placa de metal e mergulhe no galão de tinta para se ter o tom exato que sua pintura deverá atingir;
22) dê uma ou mais demãos de tinta em todo o veículo e nas peças a desejar até chegar o tom exato;
23) se usou tinta POLIESTER, aguarde 2 horas para dar a primeira camada de verniz bi-componente, caso queira dar outra camada de verniz, aguarde ao menos 6 horas para esse procedimento.
24) monte todo o carro e retire toda a isolação;
25) aguarde 24hs para iniciar o polimento com lixa 1200 com bastante suavidade por todo o carro e demais peças
26) utilizando massa 2 e politriz com boina de polimento, faça o polimento por todo o veículo;
27) repita a etapa de polimento agora com cera tipo gran prix
28) após 30 dias dê um polimento mais caprichado;
BOM, FIZ TUDO DE MEMÓRIA PELO QUE REALIZAMOS NO MEU BRAVA, ESPERO NÃO TER ESQUECIDO NADA, MAS AOS POUCOS VOU LAPIDANDO ESSE TÓPICO;
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