[MATÉRIA] COMO PINTAR O SEU CARRO!!

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Mensagem por NERP em Sab Maio 10, 2008 9:27 am

Retirado do bravaclub.

para se trocar a cor de um veículo, aqui mais especificamente um Fiat Brava, será necessário o seguinte material:
* 1 galão da tinta da cor que deseja (CONCENTRADO)
* 1 galão de redutor (sempre compre os de 1a Linha, ex: 454 Sherwin Willians)
* caso a nova tinta seja PU, compre tb 2/4 de catalizador
* caso a nova tinta seja PU e a anterior POLIESTER, compre tb 2/4 de Primer p/ PU
* massa de polimento n.2
* 4 rolos de fita crepe
* 10 folhas tipo papel de embrulho (evite usar jornais), vc não é profissional, mas utilize materiais pelo menos mais limpos
* 10 lixas 320
* 10 lixas 400
* 5 lixas 600
* 5 lixas 1200
* OBS: se a nova tinta for Poliester, compre tb 3/4 de verniz BI-COMPONENTE
CUSTO TOTAL APROXIMANDO PARA UMA COR EM PU +/- R$ 500 a R$ 600,00, se for tinta poliester isso poderá cair para uns R$ 350 - R$ 400
FERRAMENTAS NECESSÁRIAS:
* compressor e pistola de qualidade
* ferramentas básicas como chaves de fenda, philips torx, alen, alicates, etc que serão necessárias para a retirada de algumas peças do veículo;
* estilete com lâmina nova
* politriz com boina de polimento

CASO QUEIRA SE AVENTURAR A REALIZAR A PINTURA, SIGA AS SEGUINTES DICAS:
1) faça em local FECHADO, de chão liso, tudo bem limpo. Caso o teto tenha uma pintura envelhecida, coloque provisoriamente uma lona ou coisa do tipo pra evitar que sujeiras ou impurezas caiam sobre o veículo;
2) EVITE AO MÁXIMO, pintar o carro em dias frios ou chuvosos, isso prejudicará a qualidade da pintura
3) Tenha muita paciência para fazer TODO o serviço, é um trabalho FÁCIL, porém requer TEMPO e paciência para obter o máximo resultado;
4) limpe bem o chão do local com água e sabão e tente ao máximo manter o mesmo sempre limpo até o final do serviço
5) inicie lavando TODO o veículo com água e sabão neutro
6) retire as peças que não recomendamos pintar no local, são elas: (PARACHOQUES, TAMPA DE MALA, ANTENA, REVESTIMENTOS DAS PORTAS, REVESTIMENTO INTERNO DO TAMPO DA MALA, LANTERNAS TRASEIRAS, LANTERNAS LATERAIS, FARÓIS, PEÇAS DO CAPUT (ESGUICHOS, MANGUEIRAS, ETC), BREAK-LIGHT, TAMPA DO ABASTECIMENTO, LUZES DE PLACAS DO PARACHOQUE TRASEIRO E SE POSSÍVEL TAMBÉM OS RETROVISORES.
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7) retire tb as borrachas das vedações de PORTA, retire tb os batentes ficos das portas, retire as borrachas que contornam os vidros laterais;
Cool com o uso da fita crepe inicie a isolação de TODAS as peças que não foram retiradas, como frisos do teto, entrada da chave da maçaneta, parafusos que não possível a retirada, frisos de borracha da janela em geral, borrachas ao redor dos vidros dianteiro e traseiro;
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9) por dentro do cofre do motor, coloque uma fita de cada lado do paralama, no local do descanso do caput
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10) por dentro do carro, isole os parafusos da porta que não foi possível a retirada, borrachas de passagem de fios, dobradiças e limitadores da porta
11) com o uso do papel e fita (sempre vedando MUITO BEM pra não dar passagem pra tinta), isole TODO o cofre do motor, os vidros dianteiro e o traseiro, o interior dos vidros laterais, os espelhos retrovisores (caso não os tenha retirado); isole também os pneus;
12) depois com muita calma, ainda usando fita crepe e papel, isole a entrada das quatro portas (lembre-se de retirar as borrachas de vedação)
13) com todas as peças isoladas, siga os demais passos:
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14) em um recipiente de água e detergente neutro, mergulhe a lixa 320 e inicia o serviço por TODA A LATARIA e nas demais peças que estão na cor antiga, faça esse procedimento com suavidade e sempre com água, atenção para não ficar nenhuma parte sem lixar;
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15) caso esteja mudando de poliester pra PU, lixe todo o carro com lixa 400 (todas as lixas sempre com água) suavemente, dê a primeira camada de primer PU por todo o carro e peças a serem pintadas;
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16) aguarde 40 minutos;
16) após a primeira camada de primer, novamente lixe tudo com 400 até fica tudo bem lisinho, passa uma segunda camada de primer, aguarde mais 40 minutos e lixe tudo com 600 até a superfícia ficar muito bem lisa;
17) limpe novamente todo o carro com água e sabão neutro
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18) após o veículo bem seco, poderá preparar a tinta para a primeira camada de pintura;
19) prepare a tinta com 2 pra 1 de tinta concentrada e redutor, inicia a pistola em movimentos uniformes e não poderá ser curtos, tente manter uma linha sempre de toda a peça que estará pintando.
20) inicie a pintura por FORA, deixe o interior por último;
21) pegue uma placa de metal e mergulhe no galão de tinta para se ter o tom exato que sua pintura deverá atingir;

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22) dê uma ou mais demãos de tinta em todo o veículo e nas peças a desejar até chegar o tom exato;

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23) se usou tinta POLIESTER, aguarde 2 horas para dar a primeira camada de verniz bi-componente, caso queira dar outra camada de verniz, aguarde ao menos 6 horas para esse procedimento.
24) monte todo o carro e retire toda a isolação;
25) aguarde 24hs para iniciar o polimento com lixa 1200 com bastante suavidade por todo o carro e demais peças
26) utilizando massa 2 e politriz com boina de polimento, faça o polimento por todo o veículo;
27) repita a etapa de polimento agora com cera tipo gran prix
28) após 30 dias dê um polimento mais caprichado;
BOM, FIZ TUDO DE MEMÓRIA PELO QUE REALIZAMOS NO MEU BRAVA, ESPERO NÃO TER ESQUECIDO NADA, MAS AOS POUCOS VOU LAPIDANDO ESSE TÓPICO;
BOA SORTE E QUALQUER DÚVIDA É SÓ PERGUNTAR
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